sábado, 20 de outubro de 2012

Morre Ex-prefeito de Morro da Fumaça Valdemar Saccon

O Ex-prefeito de Morro da Fumaça, Valdemar Saccon (68 anos) faleceu nesta sexta (19) no hospital São José em Criciúma, vítima de um Acidente Vascular Celebral. Saccon que era popularmente conhecido como seu Nenen, nos últimos anos vinha travando uma dura batalha pela vida, após inúmeras cirurgias e tratamentos de saúde na tentativa de curar-se de um câncer.

Sua vida publica iniciou em 1982 após eleger-se vereador em Morro da Fumaça. Retornou a câmara municipal em 1996 e reeleito em 2000, foi presidente da câmara, credenciando-se a disputa ao cargo de prefeito pelo PMDB em 2004. Eleito prefeito na 12ª legislatura do município de Morro da Fumaça no período de 2005 à 2008, Saccon foi protagonista de uma administração exemplar, tanto por sua visão de administrador austero junto as finanças, como pelo seu brilhante trabalho junto a área da saúde com a implantação de quatro postos de saúde e abertura da Unidade Central de Saúde durante os finais de semana e feriados. Na educação Saccon marcou pela reforma e ampliação das escolas do município para dar mais conforto e atenção aos alunos. Orgulhoso de sua profissão, a de contador, Saccon também deixou sua marca na administração municipal encerrando seu mandato na prefeitura com as contas equilibradas e dinheiro em caixa para que o próximo prefeito pudesse dar continuidade aos projetos necessários para o bem estar da cidade.

Sua participação junto ao desenvolvimento social  fumacense contou muito com a valiosa contribuição de sua esposa, Janirce Bortolatto Saccon (61 anos) que foi brutalmente assassinada após um roubo na casa da família em janeiro de 2010.

Nascido no dia 01 de fevereiro de 1944, seu Nenen era filho de Moisés Saccon e Dolina Bortolatto, seu Nenen deixa quatro filhos, Marajane, Humberto, Alexandre e Beatriz e a sensação de sua passagem terrena cumprida. Foi um grande pai, marido exemplar e amigo de todas as horas. Além disso, foi professor no Colégio Princesa Isabel; Presidente, Secretário e Tesoureiro da Sociedade Esportiva e Recreativa Rui Barbosa por 12 anos; Secretário da ASCUCI - Associação Sul Catarinense dos Fabricantes de Artefatos de Cimento entre 1982 a 1985; Secretário do SIOMF, hoje SINDICER/COOPEMI no período de 1991 a 1994; Membro da diretoria da CERMOFUL; Tesoureiro da AssociazoneTrevisani Nel Mondo entre 1994-1996 entre outras atividades sociais, religiosas e esportivas.

O velório do ex-prefeito Valdemar Nenen Saccon será realizado neste sábado (20/10/2012) na Capela Mortuária do cemitério municipal de Morro da Fumaça.

Nenen recebendo homenagem dos ex-prefeito pela passagem do 50º de Emancipação de Morro da Fumaça em maio de 2012


Matéria de
Claudio Fernandes claudio@agenciaintegral.com.br